terça-feira, 11 de março de 2008

Lou Reed e Leonard Cohen

Leonard Cohen vem a Portugal para dar um concerto em Lisboa no dia 19 de Julho. No mesmo dia, Lou Reed estará igualmente em Lisboa a dar um concerto! Como fazer? Fazer a cruel escolha entre optar por um ou outro, ou cortar-me a meio e assistir aos dois concertos? Se me cortar a meio, deixo meu coração a ver Leonard Cohen e as minhas mãos a estalar os dedos no concerto de Lou Reed?

Entretanto, se Lou Reed e Leonard Cohen vão dividir Lisboa, já antes estiveram juntos em Nova Iorque num momento histórico na história do Rock. Leonard Cohen entrou para o "Rock and Roll Hall of Fame" e na cerimónia foi precisamente Lou Reed quem fez as honras da casa. Encontrei no Youtube o registo deste momento histórico onde é possível ver Lou Reed a declamar Cohen, e Cohen a citar Hank Williams.





Há um verso famoso de Cohen que ganha um sentido novo na boca de Lou Reed: "There's a crack in everything, that's where the light gets in". Lou Reed foi sujeito a um tratamento idiota de choques eléctricos quando era novo devido a seu "temperamento". Essa experiência foi algo de muito marcante na vida de Lou Reed que descreve essa experiência como tendo sentido um calor tremendo e visto um forte luz branca. Essa experiência está reflectida em músicas como a "White Light - White Heat", ainda do tempo em que era vocalista dos Velvet Underground.

É também interessante ver Leonard Cohen a responder a Lou Reed, dizendo-lhe que há muitos anos que este fazia parte da sua própria "Ghostly Hall of Fame". Cohen atravessa um momento peculiar da sua longa vida, pois enquanto esteve no mosteiro Zen Mount Baldy, na California, o seu manager desbaratou sua fortuna e assim que voltou da vida de monge viu-se metido novamente em complicações neuróticas e ter que pensar em dinheiro. É por isso que o vemos a fazer esta tournée mundial, que lhe vai permitir, como ele diz, pagar a renda mais um dia, e ajudar a família. Mas Leonard Cohen nunca foi de se queixar muito. Numa entrevista Cohen diz: "I have no money left. I'm not saying it's bad; I have enough of an understanding of the way the world works to understand that these things happen."

Para Cohen, as questões práticas são da mesma ordem que as questões espirituais: "I don't think there is any other consideration but practical. I've never been able to disassociate the spiritual from the practical. I think that what we call the spirit or spirituality is the most intense form of the practical." Como dizia o ditado Zen, a espiritualidade não é pensar em Deus enquanto se descasca batatas: Deus é descascar batatas.

Nenhum comentário: