quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Zen, Trabalho e Lazer



Quando criei este blog aqui há uns tempos anunciei o seu teor anti-utilitarista e anti-pragmatista, ou seja, que este blog não serve para rigorosamente nada. Encontrei uns vídeos no youtube do Alan Watts com o título "Work as play" que se enquadram nessa visão.
O Alan Watts é um dos maiores divulgadores ocidentais do Budismo Zen. Neste vídeo, ele fala-nos na rígida divisão no nosso mundo moderno, entre trabalho e lazer. É dado o exemplo de um motorista de autocarros: trata-se de uma tarefa difícil que requer muitas manobras, estar atento às pessoas que entram, dar o troco, etc. A questão aqui é que, se o motorista encarar essa tarefa como "trabalho", então sua vida é um inferno. Mas se ele, ao invés, vir o seu trabalho como um jogo, então o seu emprego torna-se um divertido e desafiante jogo em que constantemente se faz a camioneta dançar por entre o complicado trânsito, fazendo o motorista chegar ao fim do dia completamente acordado e cheio de energia. O outro lado disto é vermos o lazer como um trabalho, por ser feito de forma compulsiva. Alan Watts dá o exemplo de quando era novo e ninguém na sua escola gostava de correr, porque era obrigatório. É o tipo de coisa que acontece quando alguém nos diz: "És obrigado a ser feliz!" Como é que uma ordem destas pode fazer com que alguém se torne realmente feliz? Há uma banda-desenhada do Calvin & Hobbes que ilustra muito bem esta ideia do lazer compulsivo:


A perspectiva Zen do trabalho e do lazer que Alan Watts nos oferece, permite-nos ver o absurdo que se nos apresenta o mundo de hoje, em que nos é vendido prazer empacotado, com a mensagem: Goza! O prazer do jogo tem de acontecer de forma espontânea, senão não é prazer. Espontânea como? quando são desfeitas as noções de causalidade, e de acção programada vista a um fim. Quando o sujeito se funda em acção, sem qualquer vestígio de intencionalidade.

No clássico de Eugen Herrigel, "O Zen e a arte de atirar o arco", Herrigel pergunta ao seu mestre: "Se fecho a mão com todas as minhas forças, o estremecimento ao abri-la é inevitável. Se me esforço por deixá-la relaxada, a corda liberta-se ainda antes de atingir a tensão máxima. (...) Oscilo entre estes dois tipos de fracasso e não encontro solução.
- Tem que segurar a corda do arco como um bebé aperta o dedo que se lhe estende. Segura-o com tanta firmeza que a força daquele punho minúsculo é sempre motivo de admiração. E quando o solta fá-lo sem a menor sacudidela. E sabe porquê? Porque a criança não pensa: agora vou largar o dedo, para agarrar nesta outra coisa. Sem reflctir, sem intenção nenhuma, vai de um objecto a outro, e dir-se-ia que brinca com eles, se não fosse mais exacto achar que são os objectos que brincam com a criança.

Nenhum comentário: