segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Revista ACTO #8 - O Futuro

Saiu a oitava edição da revista ACTO. O tema desta edição é o futuro, e conta com um texto da minha autoria denominado "2046 - a idade da mentira". Há ainda mais uma dúzia de artigos, ensaios e poemas bastante bons no seu conjunto, incluindo por exemplo um texto do poeta Manuel Gusmão que é, eu diria, iluminante.
Aqui ficam alguns sítios onde podem adquirir a revista:

Livraria Livros e Papeis - Santo Tirso
Matéria Prima - Porto
Estaleiro Cultural Velha-a-Branca - Braga
Cooperativa Cor de Tangerina - Guimarães
Livraria Entrelivros - Tomar

E aqui fica um pequeno excerto do texto "2046 - A idade da mentira".

Joaquim – Olha Serafim, se entendo bem o que me estás a dizer é caso para ficar deprimido só de pensar no futuro.

Serafim – Oh, Joaquim, não te preocupes, afinal, as coisas que te conto não passam no fim de contas de mentiras.

Joaquim – Pois. O que me estás a contar é apenas mais uma mentira entre todas, não é verdade?

Serafim – Não Joaquim. Estou-te a dizer a verdade quando digo que te estou a mentir. Por isso não estou a mentir.

Joaquim – Bem… O que tu acabaste de dizer não faz muito sentido.

Serafim – Sim, mas sabes, há um filósofo inglês, o Bertrand Russel, que se debruçou do ponto de vista lógico sobre a seguinte questão: Se eu disser que sou mentiroso, estou a dizer a verdade ou estou a mentir?

Joaquim – E a que conclusão chegou?

Serafim – A princípio pensava que era um limite da lógica, mas depois achou que era o problema que estava mal colocado do ponto de vista lógico. De qualquer maneira nunca chegou a responder à questão.

Joaquim - Compreendo perfeitamente. Mas diz-me lá uma coisa. Se tudo são mentiras, então, o que é a verdade?

Serafim – A verdade é uma boa mentira

Nenhum comentário: