quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Albert Cossery - As Cores da Infâmia


Este Albert Cossery é um romancista egípcio que vive num quarto de hotel em Paris há muitos anos e escreve romances deliciosos sobre mendigos, ladrões e putas. Cossery tem a habilidade de mostrar de forma simples o mundo caótico mas simples dos pobres e desafortunados. Cito aqui um pequeno trecho do seu livro "Cores da Infâmia":

" - Não te aflijas com isso. Não sou daqueles que se entregam a trabalhos muitas vezes inúteis, julgando cumprir a sua parte de um ritual obrigatório. O único tempo precioso, minha querida Nahed, é o que o homem consagra à reflexão. Isto é uma destas verdades indecentes que os mercadores de escravos abominam.

- É no entanto espantoso que a verdade não entre pelos olhos dentro de todos os homens!

- Desengana-te. A verdade é conhecida de toda a gente, mas uma coisa conhecida de toda a gente não possui nenhum valor de troca. Estás a ver os patifes que controlam a informação a vender verdades... Na melhor das hipóteses, toda a gente se ria deles. Por uma razão bem simples. A verdade não tem nenhum futuro, ao passo que a mentira é portadora de grandes esperanças."

Um comentário:

Anônimo disse...

Cossery trouxe-me ao teu blog e gostei do que li. Vou voltar para explorar!

carlota