sexta-feira, 30 de maio de 2008

Buddy Guy - Hold That Plane






















Ando apaixonado por este álbum fabuloso de 1972: Hold that Plane de Buddy Guy. Tinha um best-of dele que ouvia bastantes vezes, mas depois de ouvir este álbum, decididamente já não acredito em best-ofs. Este álbum é muito melhor que o cd dos hits. Há quem chame a isto simplesmente blues de chicago, mas é muito mais do que isso. Buddy Guy é um génio que inspirou uma geração inteira de músicos de blues e do rock. Jimmy Page dos Led Zeppelin afirma: “Buddy Guy is an absolute monster”.

É extremamente difícil explicar ao certo o conjunto de sensações que este álbum me provoca. Como dizia Aldous Huxley, a música é o que está mais perto de exprimir o inexprimível.
Ouvindo este álbum fico num certo transe cool, começo a balançar o meu corpo ao som da música. Não é alegre nem triste, mas é profundamente emotivo. Há uma comunhão íntima no fundo da minha carne que se agita, que aceita de bom grado estas sonoridades como algo de libertário, libertino, libertador, poderoso, espiritual, sexual.




























Se se quiser buscar as emoções no seu estado mais puro e abstracto, o melhor a fazer é pegar em música. E a música de Buddy Guy trata de uma emoção em particular chamada "blues", que não se deve confundir com outro tipo de emoção. Quem quiser saber o que é isso de estar com os "blues", terá que ouvir e participar do acontecimento. Ao princípio é como quem se apaixona pela primeira vez, fica-se meio parvo, sem saber o que fazer, ingenuamente contente e iludido.

A voz de Buddy Guy espanta todos os males, todas as palermices, pequenas e grandes frustrações do dia-a-dia de uma forma segura e fácil, tal como uma vassoura. E as suas notas de guitarra como que me dobram sucessivamente a alma, libertando-a de vícios.

Quem quiser que saque este álbum aqui neste link do blog Album Base

Nenhum comentário: