sexta-feira, 9 de maio de 2008

9 de Maio

Não ia deixar passar este dia 9 de Maio sem narcisicamente me vangloriar de hoje ser o meu dia de anos, se bem que não haja nenhum mérito da minha parte: fazer anos significa que a terra deu mais uma volta ao sol e que nós entretanto não morremos.

Mas para muita gente, os números e as datas têm significado profundo e dizem muita coisa. Carl Jung era um desses. Dizia ele que "o número nos ajuda, antes e acima de tudo, a pôr ordem no caos das aparências. É o instrumento indicado para criar ordem ou para apreender uma certa regularidade já presente, mas ainda desconhecida, isto é, um certo ordenamento entre as coisas."

Então vejamos que acontecimentos estão ligados ao dia 9 de Maio. Após curta investigação, descobri que o dia 9 de Maio, para além de ser o dia da Europa, é também o dia em que na Rússia se comemora a vitória URSS na 2ª guerra mundial.

Mais: em 9 de Maio de 1386, foi assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações em vigor;

Em 9 de Maio de 1605 é publicada a primeira parte Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes;
A 9 de Maio de 1920 Joana D'Arc é canonizada, e também Thomas More foi canonizado a 9 de Maio de 1935.

Ah, e mais importante do que isto tudo, no dia 9 de Maio é também comemorado o "Dia do Orgasmo" na localidade de Piauí, no Brasil. Gostava de saber o que Jung (ou a Maya) tem a dizer sobre tudo isto.

2 comentários:

laura correia disse...

olá josé. prazer em conhecer-te. Ao teu pai já o conheço de ginjeira...vi referências ao Miguel Gullander e gostei porque o conheço mais ou menos. Ele disse-me que vai sair o seu Perdidos de Volta agora em fins de Maio.
Vê se escutas os Human Chalice. A vocalista nasceu de mim e tem a ver contigo e com o teu curso e com os teus (alguns)gostos.
Vou andar atenta. Continua a dizer coisas... Precisamos do ar fresco de jovens como tu.
Até amanhã, CAMARADA.

laura correia disse...

Olha, no Maria vai com as Outras esteve exposta pintura de um amigo meu - Homero Pereyra - argentino, jovem, que anda pelo Porto e merece ser conhecido. Procura-o, se quiseres conhecer um ser único, emigrante clandestino - não ilegal...