terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Guitarristas de Esquerda


Albert King + Dick Dale

Doyle Bramhall II

O que têm em comum estes três senhores de guitarra na mão? Reparem nas imagens: são todos esquerdinos. Mas atenção! Não fizeram como Jimmy Hendrix, Kurt Cobain e a maioria dos guitarristas esquerdinos, trocando as cordas de sítio para as adaptar à sua esquerdice. Tocam a mesma guitarra com as cordas iguais às de uma guitarra normal de um dextro.

O primeiro, Albert King, foi uma lenda do Blues. Nasceu numa plantação de algodão em Indiana, Mississipi e tornou-se um dos grandes mestres do Blues de sempre. (Saquem aqui o álbum King of the Blues Guitar)

O segundo, Dick Dale, é considerado o pai do chamado "Surf Music", estilo de música que pretendeu exprimir o prazer do surf, que descende do rock'and'roll anos 50,mas com inovações introduzidas por Dick tais como a sua "guitarra molhada" e da introdução de sonoridades do Médio Oriente. É por demais conhecida a sua música "Misirlou" popularizada pelo filme Pulp Fiction de Tartantino (Saquem aqui a colectânea "King of the Surf Music" de Dick Dale)

Por último, o Terceiro, Doyle Bramhall II, é um talento recente na história do Blues e do Rock, descoberto por Eric Clapton. Tendo o acima referido Albert King como uma das suas maiores referências, fez colaborações com Clapton, B.B. King., entre outros. A sua carreira a solo começou recentemente, mas auguro-lhe um bom futuro. Para além de excelente guitarrista, tem uma voz portentosa. (Saquem aqui o álbum Welcome)

Um comentário:

Unknown disse...

Não deve ser fácil tocar com a guitarra à esquerda sem ter de mudar as cordas...