segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Nostalgia do Absoluto - George Steiner


Li recentemente este livro do George Steiner: "Nostalgia do Absoluto". É um autor que expressa bem as suas ideias, é um senhor de letras clássico, gosta muito dos gregos. Faz uma análise histórica àquilo que ele chama de nostalgia do absoluto. Fala-nos das tentativas de substituição da mitologia religiosa por parte de autores como Freud, Marx e Levi-Strauss, todos eles acabando por criar todos as suas mitologias científicas e políticas. Diz que, como estes três são de herança judaica o seu atéismo judeu levou-os a recorrer de certa a forma a buscar as tradições proféticas próprias do judaísmo. É engraçado verificar como steiner mostra que Freud se descreveu da seguinte maneira: "completamente afastado da religião dos meus pais". Mas Freud não fica por aqui: "Se me perguntassem: que lhe resta de judaico? Teria de responder:«muito provavelmente a essência»".
Até aqui tudo bem. O problema talvez, é Steiner desbaratar no final estes três autores como tentativas falhadas e ilusões semelhante às igrejas vazias de hoje em dia. Para mim, ser comunista é uma crença religiosa. Porque não? Nisso concordo com Steiner. Mas se é assim, não podemos vê-lo como uma experiência falhada, como se fosse feita em laboratório e os resultados não tenham dado certo com a hipótese. A crença religiosa trata de acreditar no impossível, numa utopia. Como disse Oscar Wilde, as pessoas só podem acreditar no impossível, nunca no improvável. Ou como disse Kierkegaard, que há um absurdo no acto de fé.
Mas enfim, Steiner depois fala desdenhosamente de ET's astrologia, ecologia, e orientalismo, como mitos populares de gente nova sem rumo, etc.
É um livro simpático, para quem gosta dos gregos, do kant, e assim. É para racionalistas ocidentais conservadores.

Nenhum comentário: